Light

Relações com Investidores

ADR's

Em novembro de 2008, a Light S.A. foi aprovada, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos para realizar o Programa Patrocinado de Depositary Receipts Nível 1. 

Um American Depositary Receipts (ADR) é um certificado negociável dos Estados Unidos (EUA) de uma empresa que não é sediada no mesmo. Por meio deste instrumento, um número determinado de ações ordinárias da Companhia passa a ser representado por um ADR, que é precificado e negociado em dólares no mercado de balcão norte-americano (OTC). O pagamento dos dividendos relativos a estes instrumentos também é feito em dólares. Os ADRs têm como objetivo facilitar a aquisição, detenção e venda de ações não americanas por investidores dos EUA, além de, possibilitar e fornecer a estas empresas um veículo de financiamento. 

Para esse fim, o Banco Bradesco S.A. é a instituição custodiante das ações ordinárias da Light no Brasil, e o Citibank N.A. é a instituição depositária nos Estados Unidos da América, responsável pela emissão das respectivas ações depositárias. Uma unidade de ADR é equivalente a uma ação ordinária da Light S.A.

As atuais informações financeiras e cotações das ADRs podem ser verificadas em tempo real no site www.otcmarkets.com ou em www.otcmarkets.com/stock/LGSXY/quote.

Mercado OTC (Mercado de Balcão)
Código LGSXY
Razão (ADR:ORD): 1 ADR:1 ORD
Moeda USD
Nível do Programa Nível 1
Instituição Depositária Citibank N.A.
Instituição Custodiante Banco Bradesco S.A.
Tipo do Valor Mobiliário Ações Ordinárias

Contato para informações sobre ADRs

Citibank Shareholder Services
Address - P.O. Box 43077
Providence RI 02940-3077
Phone - 1-877-248-4237
The phone number outside the U.S. is 781-575-4555
Email:  citibank@shareholders-online.com

Perguntas Frequentes:

O que é um American Depositary Receipt (ADR)?

Um ADR é um certificado negociável dos Estados Unidos de titularidade de ações de uma companhia aberta não americana. Os ADR são cotados e negociados em dólares dos Estados Unidos em bolsas desse país. Eventuais dividendos também são pagos aos investidores em dólares. A intenção dos ADR é facilitar a aquisição, detenção e venda de ações não americanas por investidores dos Estados Unidos e oferecer a essas empresas um veículo de financiamento.

Quais são os benefícios dos ADR para os investidores dos Estados Unidos?

Esses investidores podem preferir a aquisição de ADR em vez de ações ordinárias no mercado local da emitente porque a negociação, compensação e liquidação de ADR são feitas de acordo com as convenções do mercado dos Estados Unidos. Uma das maiores vantagens de um ADR é que facilita a diversificação de investimentos em valores mobiliários estrangeiros. Os ADR também permitem a fácil comparação de ações de empresas similares, além de acesso a preços e informações de negociação, quando listados. Os detentores de ADR também apreciam a pronta distribuição de dividendos e o recebimento de ações societárias.

Existe incidência de IOF sobre ADRs?

Não, não há incidência de IOF. Em 24 de dezembro de 2013, o Governo Federal reduziu para zero a alíquota de 1,5% que estava em vigor desde 2009.

Que tipos de empresas emitem ADR?

As emitentes de ADR costumam ser grandes multinacionais. Qualquer empresa não americana que busque capital nos Estados Unidos ou expandir a sua base de investidores desse país pode emitir ADR.

É fácil obter informações e atualizações sobre uma empresa com ADR?

Informações são facilmente acessíveis no site da Light. Os investidores podem se inscrever para receberem relatórios anuais e comunicados em inglês.

Onde os ADR da Light são negociados?

Os ADRs são negociados no mercado de balcão norte-americano (OTC).

Quem é o depositário de ADR da Light?

Citibank N.A. O banco depositário tem um papel-chave na emissão e no cancelamento de ADR. Além disso, mantém o registro do detentor de ADR e distribui dividendos em dólares dos Estados Unidos.

Qual a relação entre ADR e ações ordinárias da Light?

Cada ADR Light representa uma ação ordinária da Light.

Qual a diferença entre Titular e Beneficiário de ADR?

O titular é aquele cujo nome aparece nos registros do depositário. O titular é considerado o titular registrado. O beneficiário é aquele cujos títulos se encontram registrados em nome de um terceiro, como um corretor, banco ou mandatário.

Como os dividendos de ADR são distribuídos e tributados?

Os dividendos são distribuídos em dólares dos Estados Unidos e, de um modo geral, sofrem tributação igual à dos dividendos de ações desse país. Além disso, o governo do país de origem da empresa emissora poderá reter impostos na fonte. Dependendo de cada caso, as retenções fiscais estrangeiras podem ser apropriadas como créditos a compensar com impostos dos Estados Unidos ou constituir uma oportunidade de reembolso fiscal.

Última atualização em