Light

Relações com Investidores

Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável

A Light reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com os seus clientes. A companhia ao realizar suas atividades se preocupa em equilibrar as dimensões econômica, ambiental e social.

Responsabilidade Socioambiental

A Light acredita que para a perenidade do negócio é preciso assumir compromissos e responsabilidades com o desenvolvimento econômico e social que vão além da estabilidade financeira.

Conheça mais sobre as ações socioambientais da Light.

Compromisso com o Meio Ambiente e o Clima

A Light é uma empresa que reconhece a importância de se utilizar racional e adequadamente os recursos naturais e de estar preparada para a transição para uma economia de baixo carbono. Essa visão se reflete na sua gestão ambiental e nos Compromissos com o Meio Ambiente e o Clima, que estão divididos em seis temas: energia, tecnologia, biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa (GEE), resíduos sólidos e qualidade da água.

Riscos e oportunidades das mudanças climáticas

A Light participa do programa Climate Change do CDP respondendo ao questionário anual porque concorda com o foco dele: reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas e mitigar os riscos relacionados às mudanças climáticas. A mensuração e a divulgação dos impactos corporativos climáticos são essenciais para atingir uma gestão eficiente do risco na emissão desses gases e para ajudar as empresas a capitalizar as oportunidades de geração de receita por meio de produtos e serviços mais sustentáveis.

As mudanças climáticas afetam de forma diferente as empresas do Grupo Light. Na Light Energia, que tem quase 100% de sua geração baseada em hidroeletricidade, os impactos estão relacionados ao regime hidrológico, afetando a produção.

Na Light SESA, os impactos estão ligados ao crescimento do consumo no verão em função do aumento da temperatura, podendo acarretar dois problemas: sobrecarga no sistema de distribuição, o que afetaria os indicadores de qualidade DEC e FEC; e crescimento das perdas não técnicas e da inadimplência, atingindo o faturamento da Companhia.

Variações climáticas bruscas, com chuvas fortes, ventos e relâmpagos, também podem prejudicar gravemente o sistema de distribuição, impactando negativamente no desempenho dos indicadores DEC e FEC.

A identificação dos riscos e das oportunidades relacionados às mudanças climáticas está categorizada conforme discriminação do CDP: mudanças na regulamentação, mudança nos parâmetros físicos ou outros parâmetros.

A Light responde ao CDP e torna as suas respostas públicas porque considera o questionário uma ferramenta importante para melhorar continuamente a gestão da sustentabilidade e porque acredita na transparência da informação. Uma consequência desse posicionamento foi que a Light, em 2014, recebeu do CDP Latin America o reconhecimento pelo resultado alcançado na Categoria Destaque do questionário Mudanças Climáticas.

Compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU), traduzem-se em uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável –, que foi realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Eles definem as prioridades e aspirações globais para 2030.

Para as empresas, os ODS representam um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios. Por meio desses 17 objetivos, as organizações empresariais poderão demonstrar como ajudam no desenvolvimento sustentável, tanto minimizando os impactos negativos quanto maximizando os positivos para a população e o planeta. Além disso, os ODS incentivam a entrega de soluções inovadoras e a utilização de recursos de forma mais eficiente e sustentável.

As empresas que alinham suas prioridades aos ODS fortalecem seu compromisso com clientes, empregados e demais partes interessadas, definindo uma estrutura comum de ação e linguagem que as ajudará a se comunicarem de forma mais consistente e efetiva com os stakeholders.

Por tudo isso, a Light acompanhou as iniciativas relacionadas à definição dos ODS e, como signatária do Pacto Global, decidiu incorporá-los em parte ou em toda a sua totalidade à gestão da Companhia. Essa postura vai ao encontro do compromisso da Light em contribuir com o desenvolvimento do Rio de Janeiro, seja por meio de melhorias e reformas na rede de distribuição, garantindo que todos tenham acesso seguro à energia de qualidade; seja por meio de projetos de eficiência energética e programas direcionados, principalmente, a comunidades de baixa renda, como o Comunidade Eficiente e o Light Recicla.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela ONU.

www.sdgcompass.org
www.unglobalcompact.org

Última atualização em